sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Banca-boteco

Banca de Doutoramento...
Pescoço apertado pela gravata... Assunto árido... Na Presidência, um grande amigo... De muitas jornadas... Cara sério...Orientador de primeira... Na ponta direita, lado a lado, dois doutores jovens... Com a corda toda... (André e Marcelo)... Na ponta esquerda, um doutor, nem tão jovem, (Hélio)... Profissional e Professor dos bons...  Grande contador de histórias... E esse que vos escreve (deixem a idade prá lá...)... No centro, o Norba... Comandando a sessão... Que inicia pela ponta-direita... Gostei do tom... Vou ficando à vontade... Penso em como o tempo passa rápido... Vejo o Marcelo, Professor Doutor... E lembro que foi meu aluno de graduação... E as palavras vão fluindo... E vamos nos metendo... Uns, nas arguições dos outros... Deixa eu falar uma coisa... Já não tô mais em idade de aprender no estilo frequentar-curso-de-não-sei-o-que... E de repente... Me sinto aprendendo... A formalidade vai dando lugar a um papo descontraído e generoso...As horas passam sem a gente sentir... O pescoço já não tá tão incomodado pela gravata... Me lembro do meu tempo de mestrado... As apresentações montadas no boteco... Regadas a dúzias de brejas geladas... Ou era alí no Senzala... Ou então, no Rei das batidas... Que naquele tempo não era tão famoso e tinha um outro nome menos pomposo... Um dia desses eu conto que o primeiro nome do  Rei das batidas  foi "abre-cú"... Alí, entre o senzala e o abre-cú, discutíamos a Pós-Graduação... Rascunhavamos nossas aulas e apresentações... Os sonhos de mudança estavam todos, ainda, cheirando a novos, em seus cabides... Aprendí nesses botecos... Muito mais do que aprendí em alguns dos créditos que cursei... Mas, voltando à Banca... Foi a centésima-septuagésima-oitava arguição de que participei... E me lembro de poucas, que me possibilitaram aprender tanto como aprendí hoje, nessa...  Seguramente e sem nenhum medo de errar... Essa foi uma Banca-Boteco... Só faltaram as "brejas"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário